Locais de interesse

Braga

Braga é uma cidade portuguesa situada ao Norte de Portugal, com uma área total de 54 km².

É a sede dum município com 37 freguesias e uniões de freguesias, 183,4 km², sendo o centro do Minho, com mais de um milhão de habitantes. 

Braga possui uma história bimilenar que se iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.).

Braga possui um vasto património cultural, cujo ex-líbris é o Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO.

Em 2012 foi distinguida como Capital Europeia da Juventude e em 2018 foi Cidade Europeia do Desporto. Com o título de Cidade Criativa da UNESCO, na categoria Media Arts, em 2019 foi eleita segundo Melhor Destino Europeu do Ano.

Praia Fluvial do Faial (Prado) - 8 minutos

Aproveitando a beleza das margens, orladas da mais variada vegetação e a segurança que o rio oferecia durante os meses de Verão, Prado criou, junto da ponte do Cávado, uma praia fluvial que, no género, podia considerar-se das melhores do país.

A praia Fluvial do Cávado constitui a maior atração da Vila de Prado, sendo procurada por milhares de pessoas, que nela descobriram uma alternativa vantajosa às praias do litoral.

Situada no Lugar do Faial, começou a ganhar importância a partir da construção da Avenida do Cávado e da instalação do Clube Náutico.

Foi uma boa iniciativa, não só pelas vantagens que proporcionava a quem a utilizava, como pelos interesses materiais que estabelecia.

Durante o Verão é imensamente concorrida. Aos domingos, a afluência de banhistas ou de simples curiosos oferece um espetáculo animado e cheio de cor.

Centro Histórico (Sé Braga) - 8 minutos

A Sé de Braga localiza-se na freguesia da Sé, cidade e concelho de Braga.

Constitui-se na sede do bispado fundado, segundo a tradição, por São Tiago Maior que aqui terá deixado como primeiro bispo o seu discípulo, São Pedro de Rates. Devido a essa origem apostólica é considerada como Sacrossanta Basílica Primacial da Península Ibérica, e o seu Arcebispo, Primaz das Espanhas. Possui liturgia própria, a liturgia bracarense.

Considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico no país, aqui encontram-se os túmulos de Henrique de Borgonha, conde de Portucale e sua esposa, Teresa de Leão, pais de D. Afonso Henriques.

Assenta sobre as fundações de um antigo mercado ou templo romano dedicado a Ísis, conforme testemunha uma pedra votiva na parede leste, e os muros de uma posterior basílica paleocristã.

A sua história melhor documentada remonta à obra do primeiro bispo, D. Pedro de Braga, e corresponde à restauração da Sé episcopal em 1070, de que se conservam poucos vestígios.

Bom Jesus - 15 minutos

O Santuário do Bom Jesus do Monte (também referido como Santuário do Bom Jesus de Braga) localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga. 

Este santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).

Foi elevado a basílica-menor em 5 de julho de 2015.

A sua peculiar disposição serviu de inspiração para outras construções, como por exemplo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, no Brasil.

Elevador do Bom Jesus localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, na cidade e concelho de Braga.

Operado pela Confraria do Bom Jesus do Monte, liga a parte alta da cidade ao Santuário, vencendo um desnível de mais de cem metros de altura, e segue um percurso paralelo ao dos Escadórios do Bom Jesus, terminando, na parte mais alta, junto à estátua equestre de São Longuinho.

Sendo o primeiro funicular construído na Península Ibérica, é atualmente o mais antigo em serviço no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.

Em 23 de Maio de 2013 foi classificado como Monumento de Interesse.

Santuário do Sameiro - 20 minutos

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro (ou Santuário do Sameiro, também chamado Santuário da Imaculada Conceição do Monte do Sameiro) é um santuário mariano localizado em Braga.

A história deste santuário iniciou-se em 14 de junho de 1863. O fundador deste santuário foi o vigário de Braga, Padre Martinho António Pereira da Silva, natural de Semelhe, que em 1869 fez colocar, no cume da montanha, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Este santuário constitui um dos centros de maior devoção mariana em Portugal, logo depois do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Cova da Iria, e do Santuário da Mãe Soberana, em Loulé.

Neste templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente, ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados com a imagem da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus.

Faça a sua reserva

+351 919 191 919

Morada R. da Mina, 4700-714 Palmeira

Email reservas@villaecarreiro.pt